Psicoterapia que consiste em fazer os neuróticos improvisarem uma representação com cenas que retratem seu próprio comportamento na vida.

agosto 26, 2009

Introdução à Psicologia

Filed under: Uncategorized — psicodramas @ 3:23 am

Cada um tem a sua conformação espiritual, e ela não se altera com os anos. É tão estável quanto nossas características genéticas. As conjunturas é que mudam, admitindo por vezes que determinados tipos apresentem de si uma efígie nova e até surpreendente, num desmentido a julgamentos anteriores. Apenas em certas circunstâncias é que se consegue medir bem a têmpera de alguém, seu acúmen, sua insanidade, sua poesia, sua capacidade de amar. Contudo, as pessoas não mudam. Mudam as luzes e os ângulos com que as vemos. Por isso somos amiúde compelidos a alterar ponderações anteriores, errôneas ou incompletas sobre elas. Machado de Assis já assinalava, contrário a voz corrente, que a ocasião não faz o ladrão. A ocasião faz o roubo. O ladrão já nasce feito. A honestidade também não é um atributo permanente. É uma conquista. Permanente é a tentação e a chance de sucumbir a ela. Já era articulado que a saúde é uma circunstância provisória que não prenuncia nada de bom. E assim também segue a virtude. Tudo é provisório no indivíduo, até o crime. Quando encontro alguém, após ausência de duas semanas, sempre inicio a conversa com cautela. Posso não ter mais diante de mim a mesma pessoa.

12 Comentários »

  1. Hegel dizia isso, embora o universo fosse um, através da vivência cada ser era um novo ser a cada experiência que tinha, era renovado, cada homem era capaz de observar as infinitas possibilidades em Deus, Hegel dizia que essa diferenciação era essencial.
    Acho q é fato, todos crescemos, adquirimos experiência, e sabedoria, já li em algum texto que um dia você aprende que sabedoria está mais ligada a quantas experiencias vc viveu e o que aprendeu com elas, do que com quantas velas tinha no bolo do seu ultimo aniversário. (pessoalmente acredito nisso, até pq se fosse como no ultimo caso eu seria sábio como uma criança de 7 anos de idade, kkkkkkkk)
    Uma vez me disseram que o fato de eu não ir a outras igrejas era medo de que se eu ouvisse as coisas ali pregadas isso abalaria minha fé, mas o que a pessoa q me disse isso não viu é que eu já fui da religião dela, e que agora que eu sou quem sou eu estou convencido que encontrei a verdade e todo o resto me parece apenas palavras saindo da boca de alguém que intepreta as palavras de Deus de acordo com a sua conveniência.
    Creio que cada qual cabe encontrar sua verdade, ver as possibilidades nela, e permanecer em sua crença evoluindo suas idéias e pontos de vista, sua sabedoria, seu conhecimento

    Sarete mais uma vez de parabéns, um texto curto que transmite bem as idéias, palavras incomuns (confesso que algumas tive ate que consultar o dicionário), a psicologia realmente vai ter muito a influenciar em vc!

    Comentário por Rafa-Kun — agosto 26, 2009 @ 3:59 am | Responder

    • É, Rafito… Novas possibilidades para nós. Para você num âmbito diferente do meu, claro, mas com um objetivo comum. O mesmo para a maioria dos indivíduos.
      Os seus comentários, provavelmente, são melhores que o post em si.
      Bjs

      Comentário por psicodramas — agosto 28, 2009 @ 3:09 am | Responder

      • comentários melhores que o post? jamais! até o nome diz, comentário, se não houvesse o post, não haveria o que comentar, para mim é fácil interpretar suas palavras e colocá-las nas minhas, mas iniciar o texto requer criatividade, objetividade, conhecimento, inteligência, ao passo que para comentar basta saber ler, interpretar e escrever!
        Jesus disse: “O escravo é maior do que seu amo?”
        Sou fã seu e de seus textos declarado, de carteirinha, se às vezes nâo me apego ao tema me ponho a admirar a forma, e se o tema me agrada, cada palavra soa perfeitamente!

        Comentário por Rafa-Kun — agosto 28, 2009 @ 4:07 am

  2. Humm, sei…

    Comentário por Solisboom — agosto 27, 2009 @ 10:01 pm | Responder

  3. Girardi precisando de apresenta uma coisas futeis, anda muito CULT para o meu gosto. Realmente muitas mudanças acontecendo.
    =)

    Comentário por Jay — agosto 28, 2009 @ 2:51 am | Responder

    • Girardi precisando ti apresentar uma coisas futeis*

      Comentário por Jay — agosto 28, 2009 @ 2:53 am | Responder

  4. mas esse menino, num toma jeito msm, ele oferece pra apresentar coisas fúteis pra uma menina cult, ao invés disso menino futilidade, pq vc nao pede pra ela lhe apresentar algumas coisas cults? ¬¬ , aff, é cada uma viu! quer estragar a jornalista Sarah Girardi? Sarah, parceira na inteligência, apresente algo totalmente destituído de futilidade, tais como seus textos, pra esse menino, dê a ele coisas úteis as quais se apegar, tal qual um vocabulário como o seu!

    Comentário por Rafa-Kun — agosto 28, 2009 @ 3:37 am | Responder

  5. ¬¬, que menino puritano.

    Comentário por Jay — agosto 28, 2009 @ 3:41 am | Responder

  6. Esse texto foi mais que um simples devaneio. A contraposição entre o permanente e o transitório do ser é bem colocada. Concordo com a visão de que é dificil alterar o âmago da pessoa e acho que as aparências variam talvez não só pelo ponto de vista do outro, mas também pela maneira como o indivíduo quer ser observado e se expõe.
    O amigo ai em cima citou bem Hegel, mas o que esse texto me lembrou foi de Dostoiévski, quando você fala do ladrão (acho que quem leu “Crime e Castigo” sabe do que falo), e também de um teórico da Pena, não lembro exatamente se Garófalo ou Ferri. Será que ainda há um resquício do direito ai?
    Muito bem escrito, por um olhar mais técnico.

    Comentário por Igor — agosto 28, 2009 @ 3:46 am | Responder

    • “acho que as aparências variam talvez não só pelo ponto de vista do outro, mas também pela maneira como o indivíduo quer ser observado e se expõe.” gostei da expressão, e de fato verdade, apenas com o tempo as pessoa mostra seus defeitos, para uma primeira impressão todos mostram suas qualidades!
      Mas eu acho q essas interpretações do indivíduo, tal como a teoria da pena falava, que o criminoso era assim e assado, estão muito mais pra psicologia do que pro direito em si, acho q sarah pode até ter um resquício de direito, mas algo q com o tempo vai ser apenas um tijolo no alicerce de sua psicologia!

      Comentário por Rafa-Kun — agosto 28, 2009 @ 4:00 am | Responder

  7. Uhum.

    Comentário por Diogo Ingnatti — agosto 28, 2009 @ 5:58 pm | Responder

  8. Bom, so tenho uma coisa a declarar. Jesus disse: eu sou o caminho a verdade e a vida. So tenho isso a dizer. Sem mais delongas, tchau …AH, nao estou pondo acetos porque o teclado nao tem hehe!!

    Comentário por Rapha — agosto 29, 2009 @ 5:59 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.